Senhora do Monte

quinta-feira, março 17, 2005

Posto de escuta - V

Pavlov's Dog

Image hosted by TinyPic.com


Nesta rubrica Posto de Escuta devia existir uma sub-rubrica a que chamaria “Discos Perdidos”. Perdidos na nossa memória ou mesmo perdidos em alguma mudança de casa ou de gosto. Serviria para homenagear aquela música, aquela banda que nos marcou em dado momento, ou que entrou na nossa vida e ficou, mas, como com aquele amigo de sempre, não mantemos muito contacto.

Há quase vinte anos conheci os Pavlov’s Dog. Tenho os seus dois álbuns editados em vinil e mais tarde comprei os CD. Ambos são de 1976. Encerram algumas das músicas mais bonitas e melodiosas que conheço e a voz surpreendente de David Surkamp é intemporal. Podemos situar estes álbuns dizendo que em 1976 os Genesis publicavam “A Trick of the Tail” , que era o tempo dos Jethro Tull, do nascimento da Punk Music. Experimentava-se com as guitarras eléctricas como no “Frampton Comes Alive!” de Peter Frampton. E os Pavlov’s Dog aliavam o Rock musculado a uma voz efeminada, que atinge notas muito “altas” (muitos julgam que é uma mulher que canta) a violinos , a um magnifico piano e a belos acordes de guitarra. Do inesquecível “Julia” ou do “Of once and future kings “ ambos do álbum "Pampered Menial" de 1976 ou no segundo álbum, “At the sound of the bell” do qual tenho dificuldade em escolher uma música, pois todas são muito bonitas em estilos bastante diferentes.

Originaria de St. Louis, no Missouri, a banda assinou excelentes contratos com a Columbia e a ABC/Dunhill, chegando a ser editado o primeiro álbum ao mesmo tempo pelos dois “labels”.

Após o “At the sound of the bell” e estando o terceiro álbum já gravado, a banda entra em ruptura com a Columbia e são despedidos, indo o referido terceiro álbum para a "prateleira", existindo apenas em gravações semi-piratas com base numa demo com que a banda ficou. Este é mesmo um caso de uma banda que passou ao lado de uma brilhante carreira.

Mas mais do que as palavras fica aqui, num first na Senhora do Monte, a música dos Pavlov’s Dog.:

Quando soar o sino cliquem todos.

STANDING HERE WITH YOU (MEGAN'S SONG) - Pavlov's Dog, At the sound of the bell, 1976


LPC

4 Comments:

Enviar um comentário

<< regressar à página de entrada