Senhora do Monte

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Das Campanhas Negativas

Esta magnífica campanha eleitoral teve como principal novidade o uso de imagens negativas, tipicamente tendo como protagonista o Eng Sócrates, quer no cartaz da JSD que tanto o incomodou, quer no fantástico "Tem mesmo a certeza que quer que eles voltem?".

Também nisto das campanhas negativas estamos na cauda da Europa, como demonstra o magnífico exemplar aqui à direita...

Um pouco de contexto: estava-se em 1997 e havia umas eleições em que o partido do governo era dado como inevitavelmente derrotado. Usando uma estratégia arrojada, atacaram com força com outdoors como este, cuja mensagem, não muito subliminar, era algo do género: "Tem a certeza que conhece este homem?"

Não deu grande resultado. O homem venceu na mesma, e ainda lá está 8 anos depois, preparando-se para ganhar mais umas eleições este ano; e o arrojado partido que fez a tão inovadora campanha, o partido de Churchill e de Thatcher, o partido mais bem sucedido do sec XX, é agora uma sombra do que foi, sem previsões de voltar ao poder.

Estaremos condenados a repetir esta história? Talvez não... Esperemos que não!

Mas serve sempre para lembrar que quando as tácticas que se baseiam em espalhar FUD (Fear, Uncertainty and Doubt), os resultados não são propriamente garantidos.

ajc