Senhora do Monte

quinta-feira, dezembro 02, 2004

O "Rei" vai nú!

Se mais alguém não houver que o diga, digo-o eu : O “Rei” vai nú! O manto de isenção, cravejado de independência e imparcialidade, resplandecente de seriedade é uma ilusão! A Constituição que diz usar ao peito não se vê, nem seria aquela a que ele quereria usar mas sim a outra, a do “caminho para o socialismo” . O Povo esse, por um temor apenas explicável pela pouca cultura democrática e sede de segurança em “quem mande” nada diz.
Sempre foi assim, desde os Reis de legitimação divina ou daqueles que se perpetuaram no poder alicerçados nesse mesmo temor e ignorância.

E estes “reis” modernos também têm sido majestáticos quanto baste, na sua dicotomia curiosa de um primeiro mandato para agradar a todos e um segundo para deixar a sua marca para a história.

Mas este “rei” foi o primeiro que teve a coragem de, ao contrário do da fábula, sair à rua com a sua face verdadeira, com o despudor de, perante o seu povo, que dele, inocentemente esperava a tal seriedade e isenção, mostrar-se socialista militante e actuante, favorecendo os seus contra os que o povo escolheu. E fê-lo não por impulso como quer fazer pensar ao povo, mas num plano urdido a longo prazo, deixando que os seus se preparassem para o combate e esperando o momento de maior desnorte dos que o povo escolheu...

Este “rei” traiu o seu povo, mas cumpriu com os seus.

De agora em diante, o povo, que não é tão estúpido como se julga, nunca mais terá confiança cega no seu “rei”. A este “rei” apenas poderá suceder um Presidente da Republica vestido com os seus valores e convicções, à vista de toda a gente para que ninguém seja mais surpreendido pela nudez vergonhosa do “rei”.

Luís Pinheiro Coutinho

3 Comments:

  • como é q querias, caro luís, que o homem na reforma pudesse tomar chá e jogar à canastra com os amigos de uma vida inteira?
    abraço

    By Blogger gelsenkirchen, at 4:11 da tarde  

  • E que tal se a este presidente - ou a outro qualquer - se seguisse verdadeiramente um Rei? Isso é que era um tiro certeiro...! Não é assim Antunes Varela?

    By Anonymous Anónimo, at 6:03 da tarde  

  • Esqueci-me de subscrever o comentário anterior que evidentemente era meu...
    PG

    By Anonymous Anónimo, at 6:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< regressar à página de entrada