Senhora do Monte

terça-feira, dezembro 28, 2004

As patetices do Sr.(a) ?, perito em piadas sem graça

Esquecemos, as mais das vezes, todo o trabalho e todos os trabalhos que se escondem por detrás do que consumimos.
O trabalho da cozinheira ao preparar o almoço; o trabalho do padeiro ao amassar e cozer o pão que comemos ou o trabalho do revisor ao corrigir as notícias do jornal que lemos; do operário que contruiu o carro em que andamos, do pedreiro que levantou as paredes da nossa casa, de quem insere as legendas numa peça de um jornal televisivo.
Pois, comia eu o almoço de hoje, esquecido, claro está, do trabalho e dos trabalhos que por detrás dele estavam, quando o "jornal da uma", da SIC, apresentou uma reportagem sobre a contratação, pelo Beira-Mar, do treinador de futebol Luís Campos.
Imagens do estádio, da equipa a treinar, uma voz de fundo que ia dizendo algo de ininteligível e, de repente, a imagem do dito treinador com a seguinte legenda a ilustrá-la:

Luís Campos
"Perito em descer equipas de divisão"

Pois é, não é engano, leram bem, "Perito em descer equipas de divisão".
Ora bem, por detrás desta legenda estará certamente o trabalho de alguém. O trabalho de alguém que pode ou não perceber um bocadinho de futebol, saber ou não qualquer coisa acerca do Beira-Mar, saber ou não quem é Luís Campos. Este "alguém" responsável pela dita legenda, pode ter sido ou, no caso, foi mesmo, responsável por uma de duas coisas: Ou por uma gralha, um erro, um engano que ao ser corrigido não beliscará a sua competência profissional ou, em alternativa, pelo aproveitamento de uma legenda para fazer humor, mau por sinal, para dar uma opinião discutível, para fazer tudo menos informar.
Não se tratava de uma crónica, de um artigo de opinião. Tratava-se de uma repotagem que, tanto quanto pude perceber, se destinava apenas e tão só a informar os espectadores do jornal televisivo acerca da contratação de um treinador por um clube de futebol.
Luís Campos pode ter sido o treinador de algumas equipas que acabaram por descer de divisão. Pode ter sido demérito seu, pode ter sido falta de sorte, pode ter sido apenas coincidência.
O responsável por esta legenda pode ter sido, tal como Luís Campos, vitima da pouca sorte ao etiquetar deste modo o trabalho do treinador.
Todavia, não creio. Não sei bem porquê mas estou mais inclinado a achar que o responsável por esta triste legenda, por este mau trabalho, por esta falta de rigor e seriedade profissional é apenas...

O Sr.(a) ?, anónimo, perito em patetices e piadas sem graça.